quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como eram os Biomas no mundo?

Biomas são as grandes formações vegetais encontradas em todos os continentes e devido principalmente aos fatores climáticos (temperatura e umidade).

No século passado, muito antes do uso de satélites, os exploradores começaram a notar que grandes regiões da Terra possuíam vegetação semelhante, e que eram determinadas pelo clima (em especial temperatura) mesmo em continentes diferentes. Começaram então a surgir classificações das grandes formações vegetais ou biomas da terra.

Segue abaixo, uma imagem que encontrei e que pode lhes explicar com muita clareza como eram os Biomas no mundo alguns anos atrás:




Na imagem, as variações de cor nos continentes (entre amarelo claro e verde escuro) indicam a produtividade dos diferentes ambientes terrestres.

As partes mais claras indicam a presença de regiões desérticas, com pouca ou nenhuma vegetação (ou seja, pouca ou nenhuma produtividade). Como exemplos, veja, da esquerda para a direita, o grande deserto central da Austrália, na Oceania, o deserto de Atacama no sudoeste da América do Sul e o deserto do Saara no norte da África.

No outro extremo, estão as partes mais escuras, cobertas por vegetação densa (altamente produtivas). Bons exemplos são as florestas tropicais do norte da América do Sul, do centro da África e do sudeste asiático, bem como as florestas temperadas altamente produtivas do sudeste da América do Norte.





Fonte: http://www.bv.am.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário